
30 de mar. de 2009
25 de mar. de 2009
Bellíssima Venezuela!!!!!
O motivo maior da minha viagem à Venezuela, foi conhecer o Maurício....o irmão mais querido....e mais amado desse mundooo!!! Aaahhh...como me hace falta!!
Há um tempo atrás, eu também tinha visto uma matéria no jornal, sobre o Caribe Venezuelano e me interessei em conhecer aquelas praias de areia tão branquinha e tão belas....resolví unir o útil ao agradável!
Eu e o Nando ficamos 10 dias em Caracas, capital da Venezuela. Por lá, vi um quadro muito parecido com o Rio de Janeiro, eram túneis e morros repletos de casas de alvenaria, muito parecido com a Rocinha. A diferença é que as casas são projetadas por engenheiros....imagina você...casas no morro...projetadas...observe as contradições....
A energia elétrica nos morros é paga pelos contribuintes...não existe o tal "gato"que conhecemos no Brasil.... e quem paga é a classe média alta.....alvo de muitas críticas na Venezuela (relação de amor e ódio com Chávez...."me ame ou miami" ).
A população se divide entre chavistas e não chavistas, mas de fato pelo pouco tempo que passamos no país...observamos um regime pseudo socialista e ditador....não sei como conseguem viver diante de tanta inseguraça e tanta instabilidade.
O motorista do táxi que nos conduziu até Mountain El Ávilla elogiou bastante as estradas do país que segundo ele o governo tinha reformado. De fato, estavam boas mesmo. Diante de tantas contradições encontramos alguns pontos positivos.
Como todos sabem a Venezuela é um país rico em petróleo e a gasolina lá é muito barata, em compensação a água é cara....vejam só!!!
Os canais de TV mostram Chávez o tempo todo...com falas intermináveis....não acreditei quando ví que o presidente daquele país falava em rede nacional por mais de 8 horas seguidas....sem contar os cumprimentos no meio do discurso...dispensa comentários.
Pelas ruas só cartazes de Sí com Chávez. Na minha pesquisa informalíssima o No ganhava o referendo, um taxista chegou a dizer que ele humilhou o Brasil naquela história da descoberta dos poços petrolíferos por aqui, e que na opinião dele era tudo um excesso, coma com Chávez, beba com Chávez, tudo levava a Chávez, Dios en el cielo e Chávez na terra.... tudo com Chávez...
Pelas ruas os carros mais modernos (tipos da Toyota, Honda, BMW, etc) que nem vejo por aqui, contrastavam com carros velhíssimos circulando normalmente. Em um país em que o combustível é quase de graça, ninguém precisa se preocupar em ter um carro mais econômico e tal. Além de que é clara a separação da Classe A do resto da população.
A moeda Venezuelana é muito desvalorizada, na casa de câmbio oficial 1 dólar vale mais ou menos 1800 bolívares. Lembra aqui no Brasil, do cruzeiro, cruzado, cruzado novo, sei lá...Agora, para a população em geral esse câmbio oficial não existe, e sim um em que 1 dólar vale pelo menos 5000 bolívares. Isso é o paraíso para quem tem dólares ou euros. Se vc trocar seus dólares, esqueça, pois não se pode trocar bolívares por dólares de novo. O Chávez odeia os EUA, mas como todo mundo gosta de dólar. É meio assustador, você desembarca e logo aparece um sujeito querendo trocar dólar. Tudo acontece ali na cara de todo mundo....lembra o Brasil em alguma coisa?
Queridos leitores e amigos....estou trabalhando muito e nem sempre registrando o meu olhar sobre os fatos mais curiosos....mas pretendo voltar falando um pouco mais sobre a Isla Margarita....MA-RA-VI-LHO-SA....e contar otras cositas más sobre a querida Venezuela!!
Besos besos ....
Kary
Azul no céu do firmamento....
Foto: Karina Blanco
